Desporto
Equipas, participação e organização
A participação no Campeonato de Futsal das Casas do Povo, organizado pela ACAPORAMA, surge para colmatar uma necessidade, existente na Região Autónoma da Madeira, o desporto na vertente social, recreativa e lazer.
No qual nos orgulhamos de participar. Encontre aqui informação dos últimos jogos, como se inscrever e acompanhar em direto.
Saber Mais
Trial no Jardim da Serra
Saber Mais
No âmbito desportivo, o atletismo continua a ser a modalidade com maior destaque, onde se verifica um maior número de atletas e um grande e prestigioso número de títulos individuais e coletivos a nível regional e nacional. Nesta modalidade realçamos o evento “Grande Prémio das Cerejeiras em Flor” bandeira desta Instituição, que já vai na sua XXVIª edição e que todos os anos junta um grande número de atletas e público em geral, sendo esta prova um dos grandes cartazes para divulgação da freguesia do Jardim da Serra.
Saber Mais
Trial em Motos é uma categoria de motocicletas desenvolvidas para os mais diversos percursos, trata-se de uma modalidade onde a velocidade não é o fator mais notório.
Saber Mais
Karting é uma variante de automobilismo sobre veículos simples, de quatro rodas, micromonopostos dotados de motores de dois ou quatro tempos, refrigerados a água ou a ar, conhecidos como karts.
Saber Mais
Paint ball individual ou em equipes, usando marcador de ar comprimido, Nitrogênio ou CO2 que atiram bolas com tinta colorida. O objetivo é atingir o oponente, marcando suas roupas com tinta, sem causar dano ou lesão corporal.
Saber Mais
Em colaboração com A Associação Recreativa e Cultural os Amigos dos Carros de Pau de Água de Pena, a Casa do Povo organiza uma das classificativas a acontecer na Freguesia do Jardim da Serra.
Saber Mais
Organizado pela ACD do Jardim da Serra, a prova realizou-se precisamente nesta altura do ano. É entre finais de março e inícios de abril que o Jardim da Serra se veste de branco. Mas não é um manto de neve que cobre as serras… A “cobertura” resulta das cerejeiras em flor. O cenário é verdadeiramente agradável e merece ser apreciado. Pela sua peculiaridade, atrai milhares de visitantes, merecendo mesmo que a famosa prova de atletismo fosse designada como Grande Prémio das Cerejeiras em Flor. Este ano, realiza-se a 8 de abril, estando já na sua XXIX edição.
Importa destacar um aspeto que me parece interessante. Na altura, não havia esta “febre” pelos trails, ultra-trails e afins. Não se via toda a gente a correr como agora, participando em centenas de provas, partilhando nas redes sociais evidências de participação ou atestados de capacidade (sem ofender quem corre, pois aprecio antes este hábito saudável do que outros mais nocivos para o organismo – embora as lesões e os riscos de queda me assustem). No entanto, no Jardim da Serra, um grupo de pessoas, de diferentes idades, corria sempre ao final do dia com a finalidade de participar nas provas de atletismo.
O resultado está à vista e o legado da cultura desportiva nesta modalidade foi passando de geração em geração. Hoje, são muitos os atletas do Jardim da Serra que se destacam em provas ao nível nacional e internacional. O trabalho que foi desenvolvido pelo José Ornelas e, depois, pelo seu sucessor, o Juvenal Faria, merece uma palavra de reconhecimento. Um “Viva”!