História
Fundada no ano de 1997
A Casa do Povo do Jardim da Serra foi fundada no ano de 1997. À semelhança das suas Congéneres, a sua existência está vocacionada para a recolha, preservação e divulgação da cultura tradicional da Freguesia onde está sediada.
Em sintonia com estes objectivos, esta instituição visa também a realização de actividades no domínio sócio-profissional. Através delas, vão-se adquirindo novas atitudes, perante as antigas e as novas competências que deverão ser utilizados na defesa e no desenvolvimento do modo de vida rural (ruralidade).
Através de dinamização e da participação em eventos sócio-culturais nesta Freguesia e fora dela, a Casa do Povo do Jardim da Serra tem contribuído para que esta localidade ganhe vida própria, por outro lado, e , por outro tenha quebrado o isolamento. Este parece ser o caminho mais correcto para o Jardim da Serra não se transforme em “dormitório amorfo” da faixa urbana, em crescimento a sul, localizada entre o Funchal e a zona baixa do Concelho de Câmara de Lobos.
Ao serviço da População
Na freguesia do Jardim da Serra
Inserida na mais recente freguesia da Madeira, freguesia do Concelho de ^Câmara de Lobos e conhecida pelo saboroso fruto "Cereja", pela agricultura e beleza natural, que pela sua altitude, permite observar grande parte do concelho de Câmara de Lobos nos seus miradouros. Com uma população participativa que varia entre os 25 e os 60 anos, com baixa formação e ocupações profissionais nomeadamente no comércio, agricultura e construção. Mas com uma cultura rica e raízes expressivas. É fundamental a auscultação da população sobre as expectativas ou problemas por eles considerados pertinentes.
Objetivos
Preservar a cultura e atividades culturais
Objetivos
Desenvolver atividades recreativas e culturais a fim de preservar as tradições locais mantendo a sua identidade cultural. Promover atividades de ocupação de tempos livres para jovens e séniores. Proporcionar novos conhecimentos. Promover atividades de formação pós laboral.
Privilegia-se a capacitação, a participação, orientação e envolvimento, possibilitando assim a (re)aproximação entre ator/instituição/sociedade, de forma a potenciar as atitudes que permitam o exercício da cidadania, estimulando a participação ativa no processo de mudança.
Para além das atividades desenvolvidas pela Casa do Povo, existem algumas parcerias/colaborações/apoios com a Junta de Freguesia, Associações Desportivas, Paróquia, SRARN, Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural, particulares e outros.
A Cereja
Existem, atualmente, muitas variedades de cereja, no entanto a mais produzida é a cereja regional, que é mais pequena e mais “ gostosa”.
Embora hoje ainda se verifique uma procura de cereja significativamente superior à oferta, este evento contribui em grande medida para o aumento do rendimento disponível das famílias e consequentemente para a economia da freguesia uma vez que todos os produtores e comerciantes são residentes da freguesia. O evento realiza-se também numa altura estratégica e propícia à comercialização da cereja, mas também atracão de turistas, visto que é uma altura em que a freguesia possui uma beleza natural, extraordinária proveniente do efeito que as árvores carregadas de cerejas produzem.
Instituição
Casa do Povo do Jardim da Serra
Órgãos gerentes da Casa do Povo para o triénio 2019-2021:
Anexos:
Ata Casa do Povo do Jardim da Serra
Direção Casa do Povo Jardim da Serra
JORNAL (ESTATUTOS)
Saber Mais
A Casa do Povo do Jardim da Serra tem como objetivo primordial desenvolver atividades de âmbito social e cultural, assim como divulgar as nossas tradições e o nosso património natural, juntos dos nossos concidadãos e, também, promover uma maior aproximação dos nossos conterranêos espalhados pelos quatro cantos do mundo.
Galeria de fotos
A Freguesia
Jardim da Serra
Casa Do Povo Jardim Da Serra